Cirurgia Ortognática

Cirurgia

Ortognática

Os Tratamentos Orto-cirúrgicos são realizados geralmente por uma equipe multidisciplinar, que envolve principalmente profissionais da área de Ortodontia e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF), e tem como objetivo final o restabelecimento das estruturas ósseas, e equilíbrio funcional oclusal conseguido por meio de uma Cirurgia Ortognática.

A Cirurgia Ortognática tem se tornado cada vez mais popular, nos últimos anos, por ter sido incluída no rol de procedimentos da ANS, e consequentemente na cobertura pelos convênios de saúde, bem como com o avanço tecnológico significativo, que trouxe mais segurança, previsibilidade, e alta precisão na cirurgia. Alguns exemplos desses avanços são: o surgimento das miniplacas de fixação óssea (antigamente a boca deveria permanecer "travada" por aproximadamente 1 mês para a cicatrização óssea no pós-cirúrgico), a popularização dos exames de alta precisão, como tomografia e ressonância nuclear magnética, propiciando o diagnóstico 3D e planejamento virtual da cirurgia, e inclusive simulações do pós-cirúrgico, que podem ser mostradas aos pacientes para que os mesmos tenham noções do VTO cirúrgico (Visual Treatment Objectives - Objetivos visuais finais de tratamento).

Os casos complexos denominados orto-cirúrgicos, são os que além do paciente possuir desajuste oclusal, possui também desarmonias esqueléticas, como por exemplo: assimetrias, excesso ou deficiência no crescimento maxilo-mandibular que não tiveram intervenção ortopédica na fase de crescimento (infância e pré-adolescência), necessitando desta forma de uma intervenção cirúrgica para a correção. Para isto, um preparo ortodôntico é realizado previamente, com o uso de um aparelho ortodôntico, visando posicionar os elementos dentários corretamente em suas bases ósseas, para que em um segundo momento a parte esquelética seja corrigida com a Cirurgia Ortognática. Após a realização da cirurgia, o tratamento ortodôntico continua em sua fase de finalização, onde os detalhes de acabamento/refinamento são realizados. Do ínicio do tratamento ortodôntico ao procedimento cirúrgico, um diagnóstico 3D acurado e planejamento virtual é realizado utilizando exames e técnicas de última geração. Entendemos e acreditamos que um tratamento orto-cirúrgico demanda o último grau de individualização possível, e por isso, todos os cuidados são tomados, para que nenhum detalhe passe desapercebido, e as alternativas de tratamento não sejam debatidas e consideradas pela equipe e paciente.